5 dicas de marketing para Startups e negócios inovadores conquistarem clientes

Todos nós sabemos as dificuldades que existem para se iniciar um novo empreendimento, quanto mais uma Startup e um negócio inovador, pois em ambos os casos, estamos criando um novo produto, um novo mercado ou as duas coisas ao mesmo tempo. Costumamos dizer que nesses casos, temos um time incrível, um produto revolucionário e uma visão grandiosa, no entanto, ninguém, além de nós mesmos, sabemos disso.

Quando falamos de Startups e negócios inovadores, há certas abordagens tradicionais de marketing que não funcionam tão bem. Outra questão a ser considerada é que novos negócios inovadores e Startups, dificilmente possuem orçamentos que permitem divulgar seus serviços em meios de grande audiência, como rádio e televisão, em horário nobre, por exemplo.

São por esses e outros motivos, que novas estratégias precisam ser utilizadas para gerarmos demanda, criarmos mercado e atrairmos clientes. Nesse artigo, trarei 5 dicas de marketing, utilizadas por diversas empresas de sucesso do Vale do Silício e que podem ser utilizadas por Startups e novos negócios inovadores.

Dica 1: Gere demanda, crie mercado e conquiste clientes, antes mesmo de começar a desenvolver seu produto ou abrir sua empresa

Todo cliente segue alguns passos até que uma venda aconteça. Ele precisa conhecer nossa empresa e nosso produto, como seus problemas serão resolvidos, qual diferença ele percebe em relação aos concorrentes, precisa também admirar a nossa proposta de valor e estar convicto de que a compra será a melhor decisão a ser tomada. Cada etapa exige um grande esforço, no entanto, isso está mais fácil hoje.

Antigamente, realizar pesquisas de mercado, informar e encontrar possíveis clientes e criar protótipos para serem testados, custavam muito caro. Hoje, com o advento da Internet, novas tecnologias e do mundo digital, isso ficou muito mais fácil, barato e rápido de se fazer e aprender.

Sendo assim, mesmo antes de lançar seu produto ou criar sua empresa, inicie contato pessoal e virtual com seus futuros clientes.  Crie protótipos e teste sua aceitação. Verifique se o que você está criando, realmente resolverá os problemas dos clientes e se não há ninguém oferecendo algo similar. Vá para a rua!

Quando comercializamos uma inovação, temos de ter em mente que não são todos que a comprarão assim que ela for lançada. Muito pelo contrário. Trata-se de uma minoria. Detectar quem são os possíveis clientes que são visionários e que gostam de novidades, é muito importante, pois são eles que o ajudarão a desenvolver seu produto e serão seus primeiros clientes e defensores. Encontre eles o quando antes.

Dica 2: Use e abuse do marketing digital e de conteúdo

A Internet mudou a forma de se fazer publicidade. Hoje, podemos apresentar nosso produto e nossa empresa para todos no mundo inteiro, gratuitamente ou a custos bem baixos.

Outra estratégia que funciona muito bem é produzir conteúdo gratuito e disponibilizá-lo na Internet. Além de ajudar na comunicação, você aumenta suas chances de aparecer na primeira página de sites de busca, como o Google, sem precisar pagar nada.

Sendo assim, invista tempo para criar um site, um blog, uma página nas principais redes sociais, como Facebook, Google+, Youtube, Linkedin e Instagram e participe em discussões em fóruns relacionados ao seu negócio ou produto.

Compartilhe seu conteúdo em todos esses meios. Se possível, crie vídeos ou playlists no Youtube e divulgue nas redes sociais. Videos e imagens possuem efeitos poderosos.

E não esqueça: utilize ferramentas de medição, como o Google Analytics, por exemplo, para saber se suas estratégias estão realmente funcionando, pois dependendo do seu negócio, uma estratégia pode funcionar melhor do que outra. O mais importante é aprender muito rápido e agir.

Dica 3: O famoso boca-a-boca é fundamental para o sucesso de Startups e negócios inovadores

Como vimos na dica anterior, a produção e compartilhamento de conteúdo gratuito  é uma estratégia que funciona muito bem. Agora imagine se as pessoas criassem um vínculo afetivo e emocional com o que fora compartilhado por você. Certamente, seu produto ou empresa seriam vistos e admirados por milhares ou até milhões de pessoas.

Outra coisa importante é receber retorno das pessoas que estão testando seus protótipos e aprender rápido. Com isso, esses clientes que estão contribuindo com você, perceberão seu real interesse em resolver seus problemas e podem se tornar seus defensores e propagadores fiéis.

Veja abaixo dois exemplos de campanhas virais que ajudaram a divulgar empresas desconhecidas para todo mundo:

https://www.youtube.com/watch?v=zIEIvi2MuEk

https://www.youtube.com/watch?v=VlOxlSOr3_M

Dica 4: Você conhece e usa o marketing de guerrilha?

Essas estratégias possuem esse nome devido ao sucesso obtido pelos vietnamitas quando lutaram contra o poderoso exército americano. Com a falta de recursos, novas táticas criativas e baratas causaram grande dificuldade para que o exército dos Estados Unidos vencessem a guerra do Vietnã.

Sendo assim, o marketing de guerrilha se apoia em formas criativas e baratas e que produzem resultados tão significativos quanto propagandas realizadas durante a final de um campeonato esportivo.

Como sabemos, uma imagem fala mais do que mil palavras e por isso, seguem alguns exemplos de campanhas de marketing de guerrilha para que você possa se inspirar:

 

Dica 5: Comece o quanto antes

Tudo isso que vimos nesse artigo exige muito esforço, dedicação e persistência. Leva tempo para descobrirmos clientes que gostam de novidades. Leva tempo para conversarmos com as pessoas na rua. Leva tempo para criar conteúdo para mídias digitais. Leva tempo desenvolver nosso produto e adaptá-lo ao que estamos escutando em nossas entrevistas e conversas.

Por isso, tenha paciência e comece o mais rápido possível. E não se esqueça: receberemos muitos “não” e poucos “sim”. Mesmo assim, não desista! É isso que definirá o sucesso de suas estratégias de marketing para Startups e negócios inovadores.

Roberto Coelho Jr.

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